Scroll to Content

Ficha Técnica
Aporte via: Lei Rouanet, PROAC e verba de Marketing
Data do evento: De03 e 12 de agosto de 2018
Apresenta: Itaú
Patrocínio Master: Microsoft
Patrocinadores: BIC e Suzano
Patrocinador e-commerce: Submarino
Patrocinador da visitação escolar e logística: Correios
Apoio Cultural: EDP e Lojas Americanas
Apoio: Lupo

Projeto

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo teve o tema central Venha fazer esse download de conhecimento

Aconteceu entre os dias 03 e 12 de agosto de 2018 no Pavilhão do Anhembi e reuniu 663 mil visitantes. Contou com 100 mil alunos e 1.500 escolas agendadas, 197 expositores, 291 autores nacionais e 22 autores internacionais, tudo isso em 1500 horas de programação.  Foram 14 espaços culturais e 75 mil metros quadrados de área ocupada. 

Arena Cultural BIC
Recebeu best-sellers, nacionais e internacionais, como: A. J. Finn; Victoria Aveyard; Soman Chainani; Yoav Blum; Tessa Dare; Lauren Blakely; Charlie Donlea; David Levithan; Fernanda Montenegro; Maurício de Sousa; Mario Sergio Cortella; Luiz Felipe Pondé; Monja Coen; Bela Gil; Walcyr Carrasco; Ziraldo; Nathalia Arcuri; Rafael Cortez e turma do Casseta & Planeta.

Espaço do Saber Microsoft
Novidade nesta edição, o espaço inédito, trouxe uma programação voltada para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação. Temas em destaque no Espaço Saber foram: acessibilidade e inclusão na sala de aula, desenvolvimento da   formação leitora, aspectos sobre educação ambiental e sustentabilidade. 

Cozinhando com Palavras
Espaço com debates, aula-show e bate-papos dedicados à reflexão sobre a relação da gastronomia com diversos aspectos culturais, entre eles, a literatura. Importantes temas sobre diversidade, questões sociais e de patrimônio cultural foram em destaque nesta quinta edição do Cozinhando com Palavras. Reuniu nomes importantes da gastronomia, como o chef Juan Manuel Barriento, que tem um trabalho intenso de capacitação de ex-guerrilheiros e refugiados. 

Salão de Ideias
Com curadoria CBL e Sesc São Paulo, contemplou discussões atuais e de amplo interesse, estabelecendo relações entre as questões sociais e as artes, como a literatura, a música e o cinema. Alguns dos temas contemplados foram: Fakenews, lideranças negras, o protagonismo da mulher negra, abolição da escravatura, feminismo. Debates sobre gêneros literários também foram destaque. 

BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)
Duas praças, com caminhões biblioteca e atividades para o público, apresentaram desde saraus, contação de histórias e slams até espetáculos de música e literatura. Nomes como Elisa Lucinda, Eva Furnari, Xico Sá, Sergio Vaz, entre outros, estiveram presentes na   programação.

Auditório Edições Sesc São Paulo
Espaço para encontros criados a partir dos livros das Edições Sesc e dos temas presentes na programação da instituição. Foram oferecidas mesas sobre cinema, música, filosofia, história, arquitetura, meio ambiente, antropologia, entre outras, além de temas importantes da atualidade.  

Espaço Infantil – Tenda das Mil Fábulas Correios
O nome foi escolhido em homenagem ao convidado de honra, Sharjah, nos Emirados Árabes, e fez referência a uma obra “Mil e Uma Noites”. O espaço trouxe atividades para as crianças – fábulas, lendas, histórias, contos e mitos, com destaque para a diversidade cultural brasileira e a diversidade humana. Alguns autores que participaram desse espaço foram Lázaro Ramos, Ziraldo e Mauricio de Sousa. 

Espaço Cordel e Repente
Contou com cordelistas e repentistas de 8 estados do Nordeste, além de poetas radicados em São Paulo Rio de Janeiro e Brasília. Além de oficinas, debates e encontros com autores. 

Espaços de Autógrafos Suzano
Três espaços receberam autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro.  

Espaço Papo de Mercado
Espaço dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro. Foram debatidos temas como:  autopublicação, livros brasileiros no mundo, feiras literárias, negociação de direitos autorais com países árabes, tendências de mercado e a importância da exportação para o mercado. 

Arena de Autógrafos
Recebeu os autores que se apresentaram na Arena Cultural BIC para sessões de autógrafos com os fãs.